bio

Através de seus ritos experimentais de encantaria e sensação, nascem as obras da artista Talitha Rossi como materializações de sua selvagem expandida.

 

Ao emprestar o seu próprio corpo para sua personagem e encorporá-la pessoalmente, estabelece conexões possíveis entre o corpo visível e suas forças do invisível registrando em performances sua poética singular. Uma filosofia ecofeminista do corpo feminino na sociedade contemporânea vem à tona ao criticar a relação do ser humano com a exploração da natureza, que para a artista, caminha ao lado da exploração do trabalho de dominação dos corpos e das emoções das mulheres; uma raiz comum entre as causas da destruição do meio ambiente e a degradação da mulher. A artista acredita que a luta pelos direitos das mulheres está relacionada com as reinvindicações por um mundo mais sustentável. Em suas performances, a artista retrata o descaso com a grande Mãe natureza e (auto)critica sua geração, propondo um chamado para as filhas da internet repensarem novos mundos possíveis: postando menos e plantando mais.

 

Ao alinhavar o tecido vital em suas esculturas e objetos, sem sucumbir pela tentativa de docilização dos corpos, o ser fêmea de Talitha Rossi ganha força oriunda do feminino divino, - mais especificamente voltado para suas pesquisas sobre orixalidade - seja ele ancestral ou atual, ainda que haja dor e luta. Ao trançar fios exóticos e adorná-los com bordados de alta costura, a artista faz torções com pensamentos sobre o cercamento dos corpos femininos costurados aos questionamentos sobre o uso do corpo da mulher para fins reprodutivos alinhados com críticas ao modelo de casamento existente nos dias atuais.

 

Seu trabalho é uma homenagem às mulheres insubmissas de si mesmas que com coragem, não deixaram se apagar pelo patriarcado, deixando marcas fortes via a delicadeza para futuras gerações.

Performance, fotografia, vídeo, instalações, poesia e objetos, são seus suportes de escolha, que abrigam suas investigações de aproximação de mundos.

 

A artista é representada pela Galeria Janaina Torres - SP e pela SOMA Galeria (Curitiba).

Tem trabalhos comercializados pelo artsy.net

Janaina Torres Galeria

Rua Joaquim Antunes 177, sala 11

São Paulo, Brasil 05415-010

Tel +55 11 3064.1507

galeria@janainatorres.com.br

 

 Artsy.net

https://www.artsy.net/artist/talitha-rossi

 

Talitha Rossi Studio

atelietalitharossi@gmail.com