top of page

Cabelo, corpo e ego | série A Mãe Natureza e a Filha da Internet

Em 2016 a performance “Cabelo, corpo e ego” foi apresentada em Berlim.

A performance faz parte de série CAPSLOCK: A mãe natureza e a filha da internet. O registro feito pela artista Talitha Rossi é uma (auto)crítica sobre a imagem deste novo ser digital, que passa os dedos nos sentidos, deixando escapar o que há de mais profundo: o seu próprio tempo. 

“A comunicação em rede nos contamina, nos molda em moldes vazios e míopes, com isso, surge uma fábrica de sujeitos-robôs de carne, osso e com órgãos inflamados, acoplando em si, aparelhos eletrônicos que antigamente eram mudos, e agora começaram a falar. O smartfone fala, o pau-de-selfie grita e as vaidades berram enquanto vemos a grande Mãe morrer em silêncio. Aglomeram-se corpos narcisistas-depressivos que se escondem através de telas lisas e brilhosas, além de muitas próteses digitais e distúrbios psíquicos.” – reflete a artista.

 

A série de performances autocríticas batizada pela artista como "A Mãe Natureza e a filha da internet" foi feita entre 2016 – 2017 no Brasil, Alemanha, Polônia e Portugal. A performance questiona este ser humanóide “cria-da-internet-dopados-de-wi-fi” que cultua padrões distorcidos e vem contaminando via doses de hipnoses - atrofias digitais aliadas da vaidade - como por exemplo, os filtros do instagram. Em paralelo a esta vaidosa miopia contemporânea, a total desconexão com a natureza aumenta, e a virtualidade se mistura com a viralidade na era do messianismo digital, devoto do antropocentrismo.

bottom of page